Fesag prestigia aniversário de dois anos do projeto Banco de Alimentos de Santa Catarina Terça-feira, 26 de Setembro de 2023

Iniciativa visa proporcionar segurança alimentar e nutricional para comunidades em situação de vulnerabilidade social
A doação de alimentos pode salvar vidas - e o voluntariado e contribuição de todos os entes da sociedade catarinense são pautas apoiadas pela Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, ou Fundação Esag (FESAG). Por isso, a entidade, por meio da participação da gerente da Fundação, Bianca Menezes Gobbi Pauletti, prestigiou o evento de dois anos de criação do Banco de Alimentos de Santa Catarina. O Banco de Alimentos já destinou mais de 60 toneladas de alimentos às organizações relacionadas ao atendimento de comunidades carentes. Ao todo, são mais de cem entidades de promoção social cadastradas.
Entre os participantes na mesa do evento, estiveram Jaime Luiz Ziliotto, presidente do Conselho Administrativo do banco, Jorge Luiz Bof, presidente da diretoria executiva do banco e Rita de Cássia Faversani, secretária de Assistência Social do município de São José.
Também fizeram parte da composição da mesa o deputado estadual Mário Mota, José Fernando da Silva Rocha, vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), representando os instituidores do banco, além de Antônio Parissi, vice-presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e idealizador do banco em Santa Catarina.
Apesar dos índices de geração de emprego e menor desigualdade, famílias ainda sofrem com dificuldades econômicas no estado. Nos piores casos, ou pulam refeições ou não têm com o que passar o dia. Por isso, o Banco de Alimentos atua em busca da promoção da segurança alimentar e nutricional da população carente. Entre as ações, estão a captação, coleta, transporte e armazenagem de alimentos. A entidade atua com uma rede de voluntários que contribuem com a causa, por meio de doações, sejam eles de alimentos ou de recursos para aquisição destes.
O Banco é uma organização sem fins lucrativos, inspirada nos ideais da solidariedade humana, com a missão de atuar em conjunto com as demais forças da sociedade, seja em parceria com universidades, órgãos públicos, outras ONGs ou empresas para que seja possível distribuir alimentos a quem mais precisa. Erradicar a fome e garantir a dignidade de populações carentes estão entre as metas a serem atingidas.