Programa Novos Caminhos comemora 10 anos com evento no TJSC Sábado, 02 de Setembro de 2023

Palestras e debates abordaram temas de relevância para a continuidade do projeto

Palestras e debates abordaram temas de relevância para a continuidade do projeto

Há 10 anos, Santa Catarina debate o futuro de crianças e adolescentes em medida protetiva de acolhimento. Entender os novos caminhos, para que esses jovens tenham uma perspectiva de vida adulta com qualidade e dignidade, é a proposta do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que criaram o programa Novos Caminhos.

A iniciativa, dirigida pela CEIJ/TJSC, capacita os jovens em situação de medida protetiva nos 221 abrigos espalhados pelo Estado e, no tempo adequado, os encaminha para o mercado de trabalho. 

Entretanto, as definições de “futuro melhor” precisam estar constantemente em debate e em revisão - um investimento que o programa tem se proposto a fazer para garantir e dispor das melhores alternativas  para a comunidade.

No final de agosto, em uma das salas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), diversos profissionais e referências da área debateram os temas que envolvem o projeto social. Magistrados, profissionais da psicologia e da administração estiveram no seminário que celebrou os 10 anos do Programa Novos Caminhos. 

Diversos temas preencheram as rodas de conversa na data de comemoração, incluindo metodologias para encaminhar jovens ao universo profissional. Durante uma década, o programa Novos Caminhos encaminhou ao mercado de trabalho 1.156 jovens. Foram vagas de estágio, de aprendizagem e de emprego celetista. Foram 13.253 matrículas em cursos, oficinas e atividades ofertadas pelos parceiros institucionais. Ao todo, são 717 empresas parceiras no Estado, que oferecem oportunidades a crianças e adolescentes dos 221 abrigos. 

Outra vertente que predominou os debates durante o evento discorre sobre a relação emocional desses jovens, que precisam deixar as casas de acolhimento ao atingir a maioridade. A capacitação emocional dessas crianças se inicia ainda nos primeiros anos da adolescência, quando a vida já exige autonomia.

Em entrevista para o TJSC, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Esag, mestre em administração Constantino Assis, enalteceu a parceria, que financia o atendimento psicológico oferecido pelo Novos Caminhos. 

“Nossa participação tem foco no pagamento de psicólogos, psicopedagogos e transportes. Sem esse suporte, muitos jovens não conseguiriam seguir no programa. Em 2022, financiamos 1.494 consultas para 175 adolescentes. Até junho de 2023, foram 2.008 consultas e 192 jovens atendidos”, informou.

Programa Novos Caminhos

Reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Diretriz CNJ n.11/2023, o programa Novos Caminhos foi nacionalizado neste ano. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi o primeiro a assinar acordo de cooperação técnica para replicar a ideia que transforma a vida dos jovens catarinenses em situação de acolhimento há uma década. Os Tribunais de Justiça da Bahia (TJBA), do Tocantins (TJTO) e do Pará (TJPA) estão em processo para firmar o acordo.

Além da FIESC e da AMC, integram o programa no Estado as seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - Administração Regional de Santa Catarina; Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e Serviço Social do Comércio - Sesc/Fecomércio.

 

Na foto (esq. p/ dir.): JOSÉ EDUARDO GUIMARÃES BARROS - Diretor Jurídico da Eletrobrás, ANDREA DA SILVA - Coordenadora de eventos da AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses), MARCELO GASPARINO - Membro do Comitê Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Eletrobrás, MANON HABKOST MACHADO - Assistente Administrativa da Fundação ESAG, BIANCA MENEZES GOBBI PAULETTI - Gerente Operacional da Fundação ESAG, CONSTANTINO ASSIS - Presidente do Conselho de Administração da Fundação ESAG, CLEICIO POLETO MARTINS - Diretor-Presidente da CGT Eletrosul, SÉRGIO IZIDORO HEIL - Desembargador do TJSC, ÁLVARO LUIZ PEREIRA DE ANDRADE - Desembargador do TJSC.